

Confira o nosso PLANO DE AÇÃO PARLAMENTAR
Nossos temas principais:
Sustentabilidade e Meio Ambiente.
Mudanças climáticas.
Preservação e regeneração de sistemas sócio-ecológicos.
Segurança alimentar.
Juventude.
Cultura.
Ecoturismo.
Educação: Educação Básica e Instituições de Ensino Superior.
Família, Religiões e Humanismo.
Causa Animal.
Sistemas produtivos agroecológicos.
Sistemas regenerativos urbanos e economia verde.
Movimentos sociais regenerativos.
Comunidade LGBTQIA+, negras e negros, mulheres, comunidades indígenas.
33 AÇÕES CRÍTICAS PROPOSTAS
1 - Criar um centro de pesquisa e ação e relações internacionais em sustentabilidade de modo a criar soluções e políticas públicas inteligentes e inovadoras para os desafios postos pela sustentabilidade e pela crise climática
2 - Promover a criação de secretarias municipais e estaduais do Clima, Sustentabilidade e Mudanças Climáticas com o objetivo de integrar diversos pesquisadores, empreendedores e demais segmentos da sociedade civil para pensar e construir coletivamente políticas e implementar ações voltadas à sustentabilidade e mudanças climáticas.
3 - Criar um plano estadual de Adaptação e Mitigação às Mudanças Climáticas para o estado de Minas Gerais, visando o diagnóstico e avaliação de riscos e vulnerabilidades da região, a identificação dos desafios, oportunidades, ações e metas prioritárias.
4 - Promover sistemas de ensino, pesquisa e inovação tecnológica e social preparados para fazer frente aos desafios do século XXI, por meio da criação de mecanismos para investimentos em centros transdisciplinares de pesquisa e ação em sustentabilidade e mudanças climáticas.
5 - Promover e fomentar a transição para uma matriz energética limpa e renovável e com design distributivo favorecendo o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local.
6 - Propor um plano de desenvolvimento econômico “The Green New Deal” Minas Gerais com a criação de postos de trabalho de significado por meio de um programa de qualificação e formação de recursos humanos.
7 - Propor um plano para a implementação de sistemas agroflorestais produtivos em grande escala e sistemas agroflorestais públicos e comunitários para transformar os sistemas urbanos em plataformas regenerativas de coparticipação, partilha e aprendizagem.
8 - Criar políticas públicas para promover a diversificação da produção agropecuária, a agricultura sintrópica e agricultura familiar e o uso sustentável dos recursos naturais.
9 - Criar políticas públicas para mitigar a pobreza no campo, enfrentando-a com ações de educação, geração e difusão de tecnologia, assistência social e geração de empregos qualificados.
10 - Criar mecanismos institucionais e políticos para aumentar os investimentos em ciência, tecnologia e inovação tecnológica e social.
11 - Fomentar ambientes criativos, inovadores e empreendedores para desenvolver novos modos de trabalho, profissões e tecnologias verdes e estimular a economia.
12 - Promover a educação em tempo integral, especialmente no ensino médio, com foco em atividades transformativas e regenerativas.
13 - Criar políticas públicas voltadas à legalização do uso medicinal e recreativo dos produtos derivados do canabidiol.
14 - Criar programas para fortalecer os sistemas educativos nas escolas voltados à sustentabilidade e crise climática.
15 - Criar um plano estadual de mobilidade urbana sustentável, visando melhorar a qualidade e infraestrutura dos transportes públicos e da malha rodoviária estadual e incentivar e facilitar o acesso a veículos híbridos e elétricos.
16 - Promover obras públicas que aumentem a resiliência contra eventos climáticos extremos e desastres naturais.
17 -Fomentar a gestão participativa na formulação, implementação e fiscalização das políticas ambientais.
18 - Criar políticas públicas para universalizar o acesso aos serviços de saneamento, água, coleta de esgoto, tratamento de resíduos e drenagem.
19 - Criar mecanismos para fechar todos os lixões e desenvolver políticas para destinação correta dos resíduos.
20 - Implementar em todos municípios mineiros a coleta seletiva e fortalecer os centros de reciclagem.
21 - Investir em políticas públicas para erradicação da pobreza e aumentar o acesso e qualidade dos programas públicos assistenciais.
22 - Reduzir as vulnerabilidades por meio de ações que promovam o empreendedorismo, a criatividade, o aumento da empregabilidade, a proteção individual e social e a garantia dos direitos e da liberdade.
23 - Criar políticas de regeneração e preservação aos Hotspots de Biodiversidade existentes em Minas Gerais, como a Mata Atlântica e o Cerrado.
24 - Criar um plano estadual de arborização urbana e reflorestamento de modo a envolver a população nas ações de plantio e servir de modelo para o desenvolvimento de planos municipais.
25 - Mitigar as emissões de gases de efeito estufa, especialmente nos setores mais emissores, como o agropecuário e de energia.
26 - Implementar soluções baseadas na natureza como tecnologias sociais para fazer frente aos desafios postos pela sustentabilidade e crise climática.
27 - Revitalizar a infraestrutura dos parques estaduais para promover ações em sustentabilidade integradas ao lazer, cultura, arte e ciência.
28 - Fortalecer o turismo criativo, cultural e o ecoturismo para impulsionar a economia local.
29 - Reconhecer manifestações artísticas e culturais como patrimônio cultural e criar mecanismos para a sua adequada institucionalização e preservação.
30 - Construir acordos em níveis local, regional, nacional e internacional para intercâmbio de conhecimentos, tecnologias e financiamentos para promoção de ações transformativas e regenerativas em sustentabilidade.
31 - Qualificar os atores políticos e servidores públicos na ciência da sustentabilidade e tecnologias climáticas.
32 - Criar políticas públicas e mecanismos sociais e institucionais que assegurem a igualdade, a pluralidade, a diversidade e a coparticipação social na criação e proposição de soluções.
33 - Criar um centro de formação e qualificação de jovens políticos alinhados ao pensamento regenerativo e à ciência da sustentabilidade.